LUIZ OTÁVIO
( Brasil - RIO DE JANEIRO )
Luiz Otávio (nome literário de Gilson de Castro) foi um poeta brasileiro, nasceu em Vila Isabel, Rio de Janeiro, em 18 de julho de 1916, filho de Octávio de Castro e Antonietta Motta de Castro. Faleceu na cidade paulista de Santos, em 31 de janeiro de 1977, vítima de amiloidose.
Começou a escrever bem jovem e começou a enviar seus versos a periódicos famosos de sua época, como Correio da Manhã, Vida Doméstica, Fon Fon, O Malho, Jornal das Moças e O Cruzeiro.
Amigo do poeta Adelmar Tavares, Luiz Otávio desde cedo se interessa pela trova e publica em 1956 o livro "Meus Irmãos, os Trovadores", coletânea de 2000 trovas de diversos autores de língua portuguesa.
No final dos anos 50, junto com J. G. de Araújo Jorge, Luiz Otávio organiza na cidade de Nova Friburgo os Jogos Florais, um concurso de trovas que passaria a ser realizado ininterruptamente e serviria de modelo para outras iniciativas do gênero.
No ano de 1967, Luiz Otávio funda a União Brasileira de Trovadores, entidade que tinha o objetivo de congregar os poetas dedicados ao cultivo da trova. Luiz Otávio torna-se seu primeiro presidente, até ficar doente e passar a direção da entidade ao poeta Carlos Guimarães, também do Rio de Janeiro.
TROVAS 3 - [Seleção de Edson Guedes de Morais]: Eno Theodoro Wank, Eugenio Brandão, Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Garcia Rosa, Heitor Beltrão, Helena Ferraz, Hermoclydes Franco, Humberto de Campos, Irineu Volpato, Igo Goldmean, Luis Otávio, João Felício Santos, João Freire Filho, João Rangel Coelho, José Ouverney,J. Rivera, José Tavares Lima, Lago Burnet, Lilinha Fernandes, Lourdinha Curinga, Luiz Gonzaga da Silva. Jaboatão dos Guararapes, PE: Editora Guararapes, s.d. 17x12 cm. edição artesanal, capa plástica e espiralada.
Ex. bibl. Antonio Miranda
*
VEJA e LEIA outros poetas de RIO DE JANEIRO em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro.html
Página publicada em abril de 2023
|